quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO MUNDO GLOBALIZADO

As exigências do mundo globalizado impõem que as relações de consumo sejam cada vez mais competitivas e acirradas, grandes quantidades de capital são transferidas eletronicamente, assim como as informações são rapidamente acessadas e trocadas, nesse contexto vislumbram-se significativas transformações que ocorreram rapidamente na vida da sociedade, nas relações de trabalho, assim como nas relações interpessoais. Nesta ordem que domina a sociedade, o avanço tecnológico e a tecnologia da informação são ferramentas indispensáveis, tornado-se condição necessária para toda a sociedade, assim como a sobrevivência e saúde empresarial atualmente dependem da tecnologia. Adequação e boa utilização deste processo redundam em agilizar, otimizar espaço e maximizar lucros dentro de uma organização empresarial, sendo fundamental ao conhecimento humano estar inserido neste processo. A evolução dos sistemas computacionais aparece como irreversível ao processo empresarial, devido a toda sistemática que o envolve, como hardwares, softwares e firmwares, formando programas onde grande quantidade de informações são armazenadas, filtradas, classificadas, coletadas e acessadas, e também a internet que promove a troca de informação com outras pessoas ou através de pesquisas em grande velocidade, permitindo a comunicação direta em tempo real com o grupo de stakeholders e até mesmo com as filiais e matrizes facilitando a comunicação interna, agilizando e facilitando tarefas administrativas.
Desta forma, todas as atividades sejam físicas ou jurídicas devem integrar-se as ferramentas tecnológicas, através da tecnologia da informação, as pessoas enriquecem seu conhecimento, acompanha o processo atual de forma intensa, rápida, trocando informações e experiências, os gestores com alta escala de conhecimento conseguem tomar decisões mais precisas, analisando cuidadosamente cada passo tomado, avaliando os prós e os contras, maximizando efeitos positivos, através da circulação das informações a empresa ainda obtém a auto-gestão, discussões de grupos de forma interativa, explorando do intelecto dos funcionários maiores resultados que podem ser realizados através de palestras, treinamentos on-line, enfim otimizando o trabalho em equipe, tornando colaboradores ativos e pró-ativos, empresários de si mesmo mais aperfeiçoados e com novas perspectivas, onde a gama de idéias e experiências vão surgindo e colaborando para a empresa se tornar mais competitiva e preparada para as constantes mudanças de mercado, assim como a descoberta de novos perfis de consumidores e padrões de consumo num mundo cada vez mais competitivo e acelerado.
A tecnologia da informação é um instrumento poderoso de grande valor que contribui para agilizar e integrar o fluxo de informação e conhecimento que é uma das maiores riquezas de uma organização, minimizando custos e maximizando os lucros, agilizando as principais ferramentas na captação de clientes como a publicidade, o pós-venda, marketing, assim como constrói a auto-imagem e acesso rápido e disponível de informações através de sites empresariais. O conhecimento considerado inerente a cada pessoa deve ser compartilhado, distribuído, de forma que as informações e experiências se tornem mais palpáveis, sustentáveis, conduzindo a um maior processo de qualidade na empresa, e com o decorrer do tempo observa-se que o grande volume de informações gerado por intermédio do conhecimento compartilhado não mais poderia ficar sem armazenamento, assim a documentação destas informações acontece através de banco de dados, manuais, cartilhas entre outros meios, ficando à disposição dos colaboradores para utilização sempre que necessárias.
Analisando a relação entre as tecnologias e o mundo do trabalho, muitas vezes a sociedade percebe tal relação como se fosse fato à diminuição de empregos, criando assim o desemprego tecnológico, pela substituição de mão-de-obra pelas formas cada vez mais robotizadas no processo de fabricação e como um todo, porém nos tempos atuais está obvia a impossibilidade de uma empresa sobreviver sem a utilização da Tecnologia da Informação, pois ao contrário disso, seria caminhar contra o progresso, voltar à idade da pedra.
Citamos como exemplo uma nova filial de empresa, carente de computadores e conseqüentemente de banco de dados, estaria estagnada, alienada do conhecimento e da informação necessária para a execução de suas tarefas e processos, logicamente seu processo de produção estaria inviabilizado, marcando a sua desvantagem perante aos demais concorrentes, levando a sua falência, alem disso ocorreria atraso nas transações financeiras, como um alto custo com ligações telefônicas, consultas manuais que levariam tempo, cansaço e desmotivação a qualquer ser humano. Levando em consideração a desvantagem de uma empresa estar fora do processo da tecnologia da Informação, e a conseqüência desta ficar fora de mercado, as chances de diminuição de empregos seria muito mais elevada, no caso desta empresa fechar as suas portas.
O grande desafio da atualidade é ser competitivo as novas relações que o sistema nos impõe, deter o conhecimento, moderniza-se, trocar informações, e isto está automaticamente proporcionado pelo grande avanço tecnológico e o crescimento desenfreado das telecomunicações, que tornaram a TI preponderante nas estratégias dos negócios. Todo planejamento, reformulação do modo de agir e de gerir as organizações depende hoje, da revolução tecnológica, a qual agiliza, proporciona estratégias que seriam impossíveis sem este processo. O momento atual, considerado a era da informação leva a sociedade o acesso ao conhecimento, facilitando as mudanças tanto na gestão organizacional, como nas relações do cotidiano, que sem os quais seria impossível atingir a mudança e evolução necessária a população.


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