terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O alvo de novos Investimentos


Aos pessimistas de plantão, não foi desta vez que suas previsões deram certo, pois a Região da Campanha é o novo alvo de grandes investimentos empresariais. Com o apoio da comunidade nos últimos anos, os grupos do centro do país passaram a ver nossa região com bons olhos.
Não é de hoje que pessoas de nossa comunidade divulgam aos quatro ventos que a região é pobre, não comporta investimentos, mas a realidade demonstra exatamente o contrário, pois empresas como a Votorantim, MPX, GB, Grupo Anglo-Americano, entre outros.
Não podemos esquecer as empresas locais, uma vez que estas também estão investindo para acelerar o desenvolvimento e o crescimento de nossa região, entre elas as que se destacam estão produzindo bons vinhos, além de muitas outras que investem para melhorar sua competitividade perante seus concorrentes.
Além das grandes potencialidades logísticas locais, como acesso ao porto em Rio Grande, as estradas federais da região e aos aeroportos (Bagé, Pelotas, Santa Maria e Rio Grande), como exemplos de estruturas necessárias à atração de grandes empreendimentos.
É bom lembrar o pólo educacional da região, formadora de mão-de-obra altamente qualificada necessária para suprir a demanda existente por parte das empresas.
A região embora ainda sabendo que não se trate de um processo de melhoria da estrutura geral da região e para a economia do município, as referidas iniciativas são sinais importantes de empreendedorismo.
Se a região através de uma política desenvolvimentista continuar a proporcionar a vinda de novas empresas e de novos investimentos para aquelas já instaladas, é muito provável que estas poderão contribuir para acelerar o crescimento de Bagé.
É preciso que os profissionais que atuam nas áreas Administrativo-Econômicas auxiliem as empresas, pois somente assim  tais investimentos sirvam de inspiração para outras iniciativas.
As prefeituras devem elaborar um Banco de Dados, onde poderemos ver a “radiografia das cidades”, pois este deverá contar com informações sobre economia, turismo, cultura, infra-estrutura, saúde, emprego, renda e esportes, apresentado à comunidade e entidades empresariais, como material informativo para atrair investimentos e encantar os empreendedores.

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