terça-feira, 31 de julho de 2012

189 anos de Sant’Ana do Livramento - Caderno Pampa



 
189 anos de Sant’Ana do Livramento 

 

Uma cidade de futuro promissor, com potencial para alcançar vários outros anos em pleno desenvolvimento e proporcionando qualidade de vida para sua população com ótimas opções de lazer, educação, turismo, saúde, segurança, emprego e em muitos outros aspectos. Sant’Ana do Livramento completa no próximo dia 31, 189 anos com muitos motivos para comemorar.
Durante todo o mês de julho ouvimos representantes da sociedade santanense, que listaram os pontos positivos da cidade e as perspectivas para o futuro. Muito se falou sobre o potencial da fronteira com o Uruguai, que atraí visitantes para ambos os lados, impulsiona o comércio, gera empregos na rede hoteleira e de restaurantes e promove a cidade. Outros lembraram ainda da possibilidade de criação de Free Shops no lado brasileiro, o que viria à agregar ao potencial de Livramento para o turismo de Compras. Outros tantos lembraram da energia eólica, recentemente inaugurada na cidade que projeta novos e promissores rumos. A educação, com o crescimento da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) também foi lembrada. O potencial do campo, com a pecuária e agricultura ganhou destaque em muitas respostas e vários outros aspectos também foram lembrados.
Para o futuro, muitas projeções foram feitas, mas todos foram unânimes em afirmar que a cidade possui grande potencial para crescer e se desenvolver ainda mais, assim como analisa o Economista Eduardo Mauch Palmeira. Ele lembra que por muitos anos a metade sul foi deixada de lado, mas que este quadro está em mudança e a região vem se projetando para todo o país e reativando as potencialidades desta terra.
“O que noto é uma mudança na matriz produtiva, saindo apenas da orizicultura e da pecuária, passando para novas atividades como a energia eólica e a vitivinicultura. A cidade de Livramento/Rivera tem tudo para ter sucesso nos próximos anos, impulsionada pelos Free Shops no lado brasileiro. Mas não podemos ficar só nisso, precisamos agregar valor aos produtos locais e atrair novos investimentos. Creio que o setor turístico possa ser o caminho. Quanto a educação é fato que com a chegada da Unipampa a cidade torna-se pólo educacional, atraindo também alunos do país vizinho”.
Palmeira também projeta um futuro promissor para Livramento.
“Entendo que em pouco tempo, talvez 10 anos, a cidade terá uma realidade bem diferente, mas isto também dependerá da comunidade local, pois não depende só do poder público. A comunidade empresarial deve se fazer presente nas atração de novos negócios, e tudo indica que isto ocorrerá”.


Turismo, vinicultura e energia    


 
 
 

Quem deseja conhecer melhor Sant’Ana do Livramento precisa visitar alguns pontos fundamentais da cidade. O Lago do Batuva é uma excelente opção de turismo e lazer. No local é possível aproveitar os raios de sol em contato com a natureza e ainda tem a opção de praticar esportes e se divertir em família ou com amigos. O turismo em Livramento também tem ponto alto junto a cidade de Rivera. Lá é possível visitar os Free Shops, além de desfrutar de ótimos restaurantes. A vinicultura também agrega opções ao turismo. Logo na entrada da cidade é possível visitar algumas vinícolas e conhecer o processo de fabricação dos vinhos. Também na entrada da cidade pode-se avistar o Cerro das Palomas, conhecido ponto turístico da cidade.
A energia eólica transformou a paisagem da Fronteira. A Usina Eólica do Cerro Chato foi inaugurada no mês de junho em uma área de 8mil hectares e já conta com 45 aerogeradores, que juntos são capazes de gerar 900 megawatts com capacidade de abastecer uma cidade de 200 mil habitantes. Nesta primeira fase do empreendimento, cinco aerogeradores já estão em funcionamento. Tudo isso, para utilizar o potencial do vento local na fabricação de energia elétrica limpa.

A Festa!
Com a aproximação do dia 30 de julho, quando completa 189 anos, uma grande festa está sendo preparada.

Programação oficial
28 de julho:
Festa do Ovino e Vinho – Durante todo o dia no Parque Internacional
29 de julho:
Torneio de futsal – 9h – na Praça OriosvaldoBrecelé
Corrida ciclística – 14h – no Lago do Batuva
30 de julho:
Abertura oficial com hasteamento das bandeiras – 8h – Na praça Internacional
Durante todo o dia os espaços culturais estarão abertos a visitação com exposições em comemoração ao aniversário da cidade
31 de julho:
Apresentações artísticas em homenagem às empresas que impulsionam o desenvolvimento da cidade – 20h – Salão Nobre da prefeitura
02 de agosto:
Inauguração da exposição Livramento 189 anos no Museu Municipal Davi Canabarro
03 de agosto:
Mateada em frente a Casa de Cultura durante todo o dia com apresentações artísticas, brinquedos infláveis, jogos da Secretaria do Esporte com campeonatos de Pênalti e Embaixadinhas em comemoração a reinauguração do monumento de homenagem a Copa do Mundo de 1970.
04 de agosto:
Torneio de Futebol de Bombachas – das 9h às 17h na Praça OriosvaldoBrecelé
Culto da Amel – 19h no Salão Cultural
06 de agosto:
Encerramento oficial da programação no Salão Cultural da Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário